Notícias / Informações













Novembro Azul

Novembro Azul : entrevista com urologista Dr. Hans J. Barg

 

Quais são os índices mais recentes do câncer de próstata no Brasil?

O Brasil tem para este ano, uma previsão de 559.000 novos casos de Câncer de vários órgãos em ambos os sexos,  e 243.000 destes brasileiros perderão a vida neste ano por causa do câncer. Destas doenças, no homem, o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente e também o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. Para este ano de 2018, a Organização Mundial de Saúde prevê que teremos 84.990 novos casos de câncer de próstata, e possivelmente 23.000 homens irão morrer neste ano por câncer de próstata. Isto nos faz concluir que a cada 7 minutos é diagnosticado um novo caso de câncer de Próstata no Brasil e a cada 40 minutos morre um brasileiro por câncer de próstata.

 

- A partir de que idade devem ser feitos os exames urológicos para o câncer de próstata ? e com qual frequência devem ser realizados?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens realizem o exame urológico anualmente a partir dos 50 anos de idade.  Nos casos em que já existem casos de câncer de próstata na família, obesos e os afrodescendentes, devem iniciar mais cedo os exames ao urologista, pelo menos aos 45 anos. Normalmente o exame é realizado uma vez por ano, mas em caso de anormalidades no exame ou suspeita de doença, o exame pode ser repetido 2 ou 3 vezes no ano.

Apesar de informações oriundas dos EUA, a vários anos atrás, que circularam na mídia do mundo inteiro, questionando a importância dos exames urológicos da próstata, comprovam agora em trabalhos científicos recentes, que o número de mortes aumentou nos locais onde esta vigilância foi reduzida.

 

- Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Em 95% dos casos, o câncer de próstata  em sua fase inicial não apresenta qualquer sinal ou sintoma. Por isto muitos casos de câncer de próstata, ainda hoje, são diagnosticados em fases avançadas, em que as possibilidades de cura são muito reduzidas.  Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença, os índices de cura chegam a 90%.

Nas fases mais tardias, os sinais e sintomas do câncer de próstata podem ser : emagrecimento, sangramento na urina, dificuldade para urinar, ardência ao urinar, retenção urinária (impossibilidade para urinar), dores em várias regiões do corpo. É importante mencionar que outras doenças  podem também causar estes sinais e sintomas e o surgimento de um destes citados não indica necessariamente a presença de câncer de próstata.

 

- Como funciona o diagnóstico e  tratamento do câncer de Próstata? E que índices de cura podem ser alcançados ?

Para que um tratamento seja bem sucedido é fundamental que se tenha um diagnóstico preciso e precoce.  O diagnóstico normalmente é feito em exame com urologista, em que é realizado um histórico do paciente, um exame físico com toque retal, exames laboratoriais de sangue e urina, exames de imagem como a ultrassonografia , ressonância nuclear magnética, eventualmente cintilografia óssea,  e, nos casos indicados, a retirada de material prostático por agulha (biópsia de próstata) para confirmação e estadiamento da doença.

Após a realização destes exames, o  urologista indicará qual a melhor forma de tratamento. Quando a cirurgia for possível e estiver indicada, se obtém altos índices de cura do câncer de próstata que pode chegar a 90%.  A cura , ou grande aumento na sobrevida, com boa qualidade de vida também pode ser alcançada através da radioterapia ou tratamentos medicamentosos . A quimioterapia está apresentando avanços e poderá trazer benefícios aos pacientes com doença avançada.

 

- O que se pode fazer para prevenir o câncer de próstata ?

Não existem formas de evitar a doença com segurança, mas observou-se que alguns fatores podem ser importantes na prevenção do câncer de próstata.  Entre estes, o combate a obesidade, que, além do risco de doenças circulatórias/cardíacas, aumenta também o risco de câncer de próstata. Desta forma, a prática de atividades físicas, no mínimo 3 vezes por semana (caminhadas, exercícios físicos, natação, pedalar, etc) é importante no combate a obesidade, bem como uma dieta saudável com frutas e verduras, evitando alimentos gordurosos e excessos de carne.  Outros fatores de risco são a idade ? quanto mais a idade avança, maior é o risco de aparecimento do câncer de próstata após os 40 anos de idade.  Os afrodescendentes também tem risco maior. E grande importância tem a hereditariedade:  Se o homem tiver um caso na família (pai, tio, avo, irmão, primo) de câncer de próstata, o seu risco duplica em relação a população geral. Se tiver dois familiares com esta doença,  o risco de câncer de próstata deste homem aumenta em seis vezes. Também há evidências de que homens que tenham em sua família, alguma mulher com câncer de mama, apresentam risco aumentado de câncer de próstata. Estas ultimas situações são impossíveis de prevenir, mas os exames periódicos podem fornecer um diagnóstico precoce com alta chance de cura da doença.

 

Existem medicamentos para prevenir o câncer de próstata?

Com frequência aparecem na mídia, produtos ? minerais, vitaminas, extratos de plantas ? que prometem  prevenir o câncer de próstata. Porém, até o momento, os estudos científicos não conseguiram comprovar o real benefício destes produtos na prevenção do câncer de próstata.

Estudos científicos são realizados no mundo todo sobre este assunto e novos resultados consistentes poderão ainda aparecer nos próximos anos.

 

 

 O Dr. Hans J Barg é médico urologista - membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia  - TiSBU 1707 e membro do Corpo Clinico do CEMOX e do Corpo Clinico do Hospital e Maternidade Sagrada Família    

Consultório à Rua  Marechal Deodoro, 413  4 andar  telefone  3634 1119  Centro  São Bento do Sul

                                                                                 

 

 


Responsável Técnico: Dr. Antônio Joaquim Tomazini Filho - CRM/SC 4906

Área de Atuação


Cemox Hospital

Cemox Diagnóstico

Cemox Medicina do Trabalho

Saiba Mais...

Convênios


Consultas e exames particulares

Saúde Caixa

SC Saúde

Unimed

Saiba Mais...

Endereço


Centro Médico Oxford - CEMOX

Rua Frederico Rank, 530
Bairro Rio Negro
Cep 89.287-430
São Bento do Sul/SC
(47)3631-0000
Área Administrativa - ADMIN
Desenvolvimento e Hospedagem por - MachadoSBS